IMIGRAÇÃO E RACISMO NA MODERNIZAÇÃO DEPENDENTE DO MERCADO DE TRABALHO

Autori

  • Júlia Ribeiro de Freitas Valente
  • Sara Nogueira Grassi

Parole chiave:

Imigração, Racismo, Capitalismo, Mercado de trabalho

Abstract

Em que medida a nova configuração da imigração recoloca o tema do racismo no Brasil? Por que o entendimento da dinâmica de funcionamento do mercado de trabalho é central para a investigação de como, historicamente, o racismo se manifesta em sua relação com a imigração? Na tentativa de responder essas questões, propõe-se uma leitura da obra de Florestan Fernandes que expõe a dialética entre o negro e o branco/imigrante para explicar o movimento de rebaixamento no mercado de trabalho, determinado pelo racismo e característico da modernização dependente do capitalismo periférico. Essas pistas analíticas são fundamentais para se identificar a atuação do racismo no presente e na realidade social “periférica” da imigração no Brasil.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

VILLEN, Patricia. Imigração e racismo na modernização dependente do mercado de traba-lho. Lutas Sociais, v. 19, n. 34, p. 126-142, 2015.

Pubblicato

2023-09-30

Come citare

RIBEIRO DE FREITAS VALENTE, Júlia; NOGUEIRA GRASSI, Sara. IMIGRAÇÃO E RACISMO NA MODERNIZAÇÃO DEPENDENTE DO MERCADO DE TRABALHO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 336–338, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/31544. Acesso em: 10 set. 2025.

Fascicolo

Sezione

Resenhas