AÇÕES PSICOEDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO FRANÇA JR: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES

Autores

  • Adriana Santos de Miranda Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Adriana Torres Máximo Monteiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Ações psicoeducativas, Oficinas de jogos e brincadeiras

Resumo

Este artigo tem como foco principal apresentar as ações, bem como os achados emergentes no desenvolvimento do projeto de extensão originalmente intitulado: Ações Inclusivas na Escola Municipal Oswaldo França Junior (EMOFJr). Tal proposta teve como intuito gerar saberes, vivenciar manifestações culturais e, favorecer, no contra turno escolar, processos de inclusão e socialização das crianças e adolescentes por meio de oficinas de jogos e brincadeiras, construções de jogos de mesa, dramatizações, confecção de artesanato com material reaproveitável. Para o desenvolvimento deste trabalho, contamos com estudos do campo da Psicologia Escolar e Educacional, que auxiliaram no aprimoramento de uma escuta atenta às falas e interesses revelados pelas crianças e adolescentes, referendados nas pesquisas de Souza (2010), Martins Filho e Barbosa (2010), Patto (1990). E ainda, nos estudos de Lino de Macedo (1997, 2000, 2005, 2006), sobre a importância dos jogos no processo de desenvolvimento e aprendizagem. As manifestações das crianças e adolescentes foram tomadas como um rico material que alimentou o desenrolar das oficinas até a fase conclusiva do projeto de extensão. No decorrer do mesmo, vimos que quanto mais oportunidades as crianças e adolescentes tinham para escolher as atividades a serem desenvolvidas, maior eram o envolvimento e autonomia que apresentavam nas proposições. Observamos também que no início deste projeto o clima relacional entre crianças-crianças, crianças-adolescentes e adolescentes-adolescentes era mais tumultuado, exigindo maior firmeza dos alunos universitários no trato entre eles. Ao final do trabalho o convívio entre eles era de serenidade e respeito.

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Publicado

2017-02-28

Como Citar

MIRANDA, Adriana Santos de; MONTEIRO, Adriana Torres Máximo. AÇÕES PSICOEDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO FRANÇA JR: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 150–163, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14253. Acesso em: 20 ago. 2025.