AS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTE NO BRASIL E NA FRANÇA: ALGUNS ELEMENTOS PARA REFLEXÃO
Keywords:
Políticas públicas, Formação docente, EducaçãoAbstract
O presente texto desenvolve uma reflexão acerca de políticas públicas voltadas à formação de docente, em especial, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), discutindo seus princípios e objetivos. Na sequência, consideramos importante ressaltar o caso de uma política pública da França que, através do Programa “Refonder L’éducation Prioritaire”, iniciado em 2014, busca reduzir o efeito das desigualdades sociais e territoriais sobre os resultados escolares e favorecer o sucesso de todos os alunos, independentemente da origem e do meio social. Caracteriza-se como um estudo teórico. Na revisão da literatura optou-se por recuperar conceitos das políticas públicas sociais no Brasil e etapas de uma política pública, pois se entende que é neste contexto que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), objeto principal da discussão, se insere. A análise comparativa dos programas permite analisar, comparar e avaliar as estratégias e medidas que estão sendo colocadas em prática para elevar a qualidade do ensino público, através da formação docente. Iniciativas dessa natureza não se reduzem apenas à ideia de atrair e reter os profissionais da educação, mas de fortalecer políticas públicas que têm como objetivo principal diminuir os efeitos das desigualdades sociais através de uma educação digna e com profissionais qualificados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
MATTOS, Maria José Viana Marinho de; PAIVA, Milena da Silva de; SILVA, Leonardo Alexander do Carmo. AS POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTE NO BRASIL E NA FRANÇA: ALGUNS ELEMENTOS PARA REFLEXÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 164–181, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14254. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.