A EXPRESSÃO DO JOVEM NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE CULTURA E CRIMINALIDADE
Palavras-chave:
Juventude, Cultura, Criminalidade, PsicologiaResumo
Este trabalho se propõe a lançar luz sobre aspectos sociais da realidade de uma parcela da juventude, com o objetivo de compreender a relação da juventude com a criminalidade. Para isso investigamos sobre a atuação do Estado no que se refere a Política de Prevenção à Criminalidade, para analisar a prestação de serviços à juventude marginalizada, bem como conhecer os impasses da atuação do profissional de psicologia neste cenário. Para isto, utilizou-se de uma revisão de bibliografia sobre a constituição da subjetividade contemporânea partir das análises sócio-históricas para entender nossa cultura de consumo e como os jovens envolvidos com a criminalidade encontram modos singulares de expressão. Nesse ponto utilizamos da contribuição da psicanálise como meio de entender o ato infracional como o pedido de ajuda e como possibilidade de ressignificação do sujeito. Pudemos concluir que o envolvimento de jovens com a criminalidade muito se dá em função dos recursos simbólicos oferecidos pela difusão da cultura de violência em regiões periféricas comparada às dos centros urbanos. A atuação de Programas de Prevenção nos contextos em que a violência se apresenta mais incidente pode ser uma aposta de que, aos jovens vítimas desse ciclo da violência, novas possibilidades e recursos simbólicos, como o envolvimento com arte, lazer, cultura e esporte, abre a possibilidade da construção de novas identidades. Nesses casos cabe aos profissionais da psicologia encontrar um ponto de interseção entre os limites estabelecidos pelo direito e as possibilidades de atuação prática, atuando em conjunto com redes de apoio, equipes interdisciplinares e com as comunidades inseridas nesses Programas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
COELHO, Natana Ester Silva; PAULA, Paula Ângela de Figueiredo e. A EXPRESSÃO DO JOVEM NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE CULTURA E CRIMINALIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 20–39, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14270. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.