POLIAMOR: RELAÇÕES DE GÊNERO E AS DINÂMICAS DA SEXUALIDADE EM UMA SOCIEDADE PREDOMINANTEMENTE MONOGÂMICA E HETEROSSEXUAL

Autores

  • Marina Barra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amanda Prates Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Poliamor, Gênero, Sexualidade, Poder

Resumo

O grupo formado pelo estágio de investigação ofertado pela PUC Minas do São Gabriel tem se dedicado a investigar as relações de gênero e as dinâmicas de sexualidade em relações poliamoristas, através de uma busca teórica articulada com os conhecimentos adquiridos no campo. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo relatar as diversas concepções de amor ao longo do tempo priorizando a relação poliamor, como também, identificar a existência do poder nas relações poliamoristas. Através das entrevistas semiestruturadas, foi investigado o conceito de amor e as declarações sobre gênero e sexualidade das pessoas, que já tiveram ou têm relações poliamorosas, de modo a compreender os fatores relacionados às questões de gênero, sexualidade e poder.  É preciso advertir que o conceito de poder usado durante o texto vem da obra de Foucault e enfocamos na questão da sexualidade em uma sociedade que constrói padrões de conformidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

BARRA, Marina; PRATES, Amanda. POLIAMOR: RELAÇÕES DE GÊNERO E AS DINÂMICAS DA SEXUALIDADE EM UMA SOCIEDADE PREDOMINANTEMENTE MONOGÂMICA E HETEROSSEXUAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 263–290, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15258. Acesso em: 29 set. 2025.