RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS: DESAFIOS PARA UMA EXPRESSÃO NO ESPAÇO PÚBLICO
Palavras-chave:
Psicologia, Homoafetividade, Homofobia, Sexualidade, UniversidadeResumo
O presente artigo se propõe a discutir sobre os desafios encontrados por acadêmicos (as) homoafetivos (as) ao se expressarem afetivamente no espaço universitário. Foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada em 2015, com participação voluntária de 15 estudantes homoafetivos da PUC Minas, com idade entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos. A construção do artigo teve como base a abordagem sócio-histórica, que compreende o sujeito como constructo que emerge da constante relação com o contexto sócio-cultural em que está inserido. Optou-se pelo modelo qualitativo de pesquisa, onde o pesquisador é uma parte integrante do processo investigativo. O registro das entrevistas deu-se mediante gravação de áudio e transcrições posteriores, adotando a técnica de análise de conteúdo temática para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os principais desafios para expressões homoafetivas no espaço público e universitário estão ligados a intolerância da sociedade ao presenciarem manifestações de afeto entre pessoas do mesmo sexo, o medo de agressões físicas, e também a falta de reconhecimento e aceitação perante a família. Ficou evidenciada a necessidade de promover discussões e reflexões sobre as diferentes formas de amar, bem como as possibilidades de superação dos atuais padrões sociais e sexuais na direção de novas estéticas da existência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
SILVA, Nilsilenis Barbosa; MOREIRA, Amanda Fernandes; AUGUSTA, Priscila; FAGUNDES, Raíssa; RENA, Luiz Carlos Castello Branco. RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS: DESAFIOS PARA UMA EXPRESSÃO NO ESPAÇO PÚBLICO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 587–601, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/16004. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.