IMAGINAÇÃO E IDENTIDADE NO PROCESSO NARRATIVO DE UMA PROFESSORA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p201-220Palavras-chave:
Identidade, Narrativa, Imaginação, Docente, Self.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a constituição identitária de uma
professora, na narrativa de sua história de vida, considerando a imaginação
no processo narrativo. Realizamos uma abordagem do self dialógico, por
meio de entrevista narrativa e episódica, com uma professora de Biologia,
do 6º ao 9º ano, de uma escola particular do Distrito Federal. Na pesquisa,
utilizamos a análise temática dialógica da conversação com tabela e mapa
semiótico. Reconhecemos que a identidade docente se constitui como
processo dialógico do self com a participação da imaginação na elaboração da
imagem que o indivíduo tem de si como herói de sua história. Os resultados
sugerem uma diferença entre o posicionamento docente da professora e
o seu contexto profissional, consequente da relação dialógica entre seus
posicionamentos e o valor da afetividade na relação com os alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"