A COMPREENSÃO EMOCIONAL INFANTIL:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p224-244Palavras-chave:
Emoções, Compreensão Emocional, Socialização de Emoções, Desenvolvimento emocional, Competência EmocionalResumo
A compreensão emocional é uma habilidade de grande relevância para o desenvolvimento emocional infantil, estando relacionada ao ajustamento social e à competência acadêmica. O objetivo deste estudo foi examinar características da produção acadêmica nessa temática, entre 2007 e 2017, de modo a identificar lacunas e fomentar avanços em novas pesquisas nesse campo. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas buscas em duas bases de dados, tendo sido selecionados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 32 artigos. Algumas categorias foram concebidas para analisar os estudos. Verificou-se uma maior concentração de estudos em países europeus e norte-americanos, e em crianças de 0 a 5 anos. Conclui-se que há necessidade de estudos brasileiros sobre o tema e que explorem a diversidade de contextos socioculturais do país.
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