A COMPREENSÃO EMOCIONAL INFANTIL:

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ana Beatriz Mota e Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes Psicóloga. Docente e coordenadora-adjunta do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Stella Rabello Kappler Psicóloga. Mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p224-244

Palavras-chave:

Emoções, Compreensão Emocional, Socialização de Emoções, Desenvolvimento emocional, Competência Emocional

Resumo

A compreensão emocional é uma habilidade de grande relevância para o desenvolvimento emocional infantil, estando relacionada ao ajustamento social e à competência acadêmica. O objetivo deste estudo foi examinar características da produção acadêmica nessa temática, entre 2007 e 2017, de modo a identificar lacunas e fomentar avanços em novas pesquisas nesse campo. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas buscas em duas bases de dados, tendo sido selecionados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 32 artigos. Algumas categorias foram concebidas para analisar os estudos. Verificou-se uma maior concentração de estudos em países europeus e norte-americanos, e em crianças de 0 a 5 anos. Conclui-se que há necessidade de estudos brasileiros sobre o tema e que explorem a diversidade de contextos socioculturais do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Mota e Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga do Comando da Aeronáutica.

Mestre e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos