DISCURSOS SOBRE O RISCO NO CONTEXTO DA GESTÃO DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES

Autores

  • Juliana Catarine Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco (GEPCOL)Prefeitura da Cidade do Recife
  • Jaileila de Araújo Menezes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p145-164

Palavras-chave:

Risco, Defesa Civil, Produções Discursivas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e discutir os conceitos de risco produzidos no contexto do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Esse sistema é a instituição brasileira que concentra maior parte das intervenções sobre riscos no contexto das emergências e desastres. Trata-se de uma pesquisa de orientação qualitativa, fundamentada pelas perspectivas de discurso desenvolvidas por Foucault e pela Psicologia Discursiva. Foram realizadas 36 entrevistas. semiestruturadas, sendo 21 com trabalhadores e trabalhadoras, e 15 com usuários e usuárias. Chamou-nos a atenção que o conjunto de termos encontrados coloca o risco como algo socialmente negativo, que pode provocar danos. Observou-se, além disso, que, no Sinpdec, o risco é fortemente associado aos fenômenos da natureza, fator que limita, no interior do sistema, a problematização das questões políticas e sociais que envolvem a temática. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para a ampliação de sentidos sobre o risco que circunscrevem o contexto estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Catarine Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (GEPCOL)Prefeitura da Cidade do Recife

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL). Psicóloga Clínica de Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas. Psicóloga da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil. Professora universitária, já atuou como professora substituta na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), como professora da Educação a Distância da UAB/UFRPE, como docente nos programas de pós-graduação nas faculdades Joaquim Nabuco e Estácio do Recife,entre outras instituições.

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Curso de Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia social e política, atuando principalmente nos seguintes temas: Participação política juvenil, Juventude e projeto de vida, Juventude e Movimentos Sociais, Subjetivação de jovens na contemporaneidade, Juventude, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Juventude e interseccionalidade. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL).

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos