CAPITALISMO E TRABALHO:

RELAÇÕES DE PRECARIZAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p112-125

Palavras-chave:

Capitalismo, Trabalho, Precarização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os avanços e as contradições do sistema capitalista, tendo por referência as mudanças ocorridas na sociedade após a crise do feudalismo. Trata-se de um estudo teórico, com análise crítica do desenvolvimento do capitalismo e da noção de progresso da humanidade, realizado por meio de revisão narrativa da literatura. Considera-se que tal progresso se deu mediante práticas de dominação e exclusão, tendo o surgimento de estratificações sociais intensificado a precarização das relações, inclusive no âmbito do trabalho. O controle sobre o corpo, os ritmos e a produtividade, até então herdados do contexto fabril, tornam-se insuficientes e inauguram uma fase de apropriação da subjetividade e dos afetos. Dessa forma, a noção de liberdade de escolha revela-se verdadeiramente frágil e alienada em uma sociedade do consumo, realidade também manifesta nas relações estabelecidas entre o trabalhador e a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katsumi Taís Takaki, Universidade de Brasília (UnB)

Psicóloga e bacharela pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora convidada do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - PsiTraFem. Tem experiência nas áreas de psicologia clínica e psicologia do trabalho, especialmente em atendimentos clínicos relacionados a adoecimento no trabalho (clínica do trabalho). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura - PPG PsiCC/PCL/IP/UnB

Carla Sabrina Xavier Antloga, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho (PSTO-UnB). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC). Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicodinâmica do Trabalho Feminino - Psitrafem. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nas seguintes áreas: Trabalho Feminino, Psicodinâmica do Trabalho, Clínica do Trabalho.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos