A PRÁTICA GRUPAL COM JOVENS NA PSICOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Larissa Franco Severino ULBRA Santa Maria-RS
  • Renata Fabiana Pegoraro
  • Eliane Regina Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n3p980-999

Palavras-chave:

Juventude, Grupos, Psicologia, Políticas Públicas

Resumo

A compreensão sobre práticas grupais com jovens e sua finalidade na
Psicologia parte de diversas perspectivas e está prevista entre as habilidades
e competências profissionais. Este artigo busca compreender, com base
em uma revisão integrativa de literatura, como os grupos com jovens são
caracterizados e constituídos pelas produções de artigos científicos em
Psicologia. Foram realizadas buscas nas bases Scielo, Pepsic e Adolec e,
mediante critérios de inclusão e exclusão, foram recuperados dez artigos,
cuja análise permitiu ressaltar os grupos como espaço: (a) de circulação da
palavra; (b) de troca e possibilidade de transformação; (c) terapêutico. Ainda
há poucas publicações sob a forma de artigos envolvendo a prática grupal
com jovens. Esses artigos frisaram como principal característica grupal
proporcionar um espaço de fala e trocas entre os sujeitos inseridos. Destaca-se certa naturalização dos sujeitos participantes dos grupos, visto que suas
histórias de vida e suas condições sociais deixaram de ser ressaltadas.

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Publicado

2021-10-22

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos