A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental

Autores/as

  • Mariana Filippini Cacciacarro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Rosa Maria Stefanini de Macedo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p381-401

Palabras clave:

Educação, Filhos, Família, Valores, Parentalidade

Resumen

Baseada no referencial sistêmico novo paradigmático proposto por Vasconcellos (2003), esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva parental quanto à transmissão de valores aos filhos diante do processo de educá-los. Trata-se de um estudo realizado com base em entrevistas com quatro casais casados, com ao menos um filho de idade entre 4 e 6 anos. As entrevistas ocorreram separadamente, com o intuito de captar possíveis diferenças no relacionamento dos pais com as crianças. A análise qualitativa e interpretativa utilizada visou a compreender os significados atribuídos pelos pais aos valores que orientam e sustentam a tarefa educativa, os quais estão intimamente relacionados à subjetividade e, por conta disso, há grande dificuldade dos pais em nomear, com clareza, aqueles que alicerçam suas atitudes e comportamentos. Os participantes afirmam que amor, responsabilidade, compreensão, criatividade e ética permeiam essa tarefa, realçando que o mais difícil é assumir atitudes não autoritárias e pautadas no diálogo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Filippini Cacciacarro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Psicóloga, especialista em Terapia de Família e Casal, mestranda em psicologia clínica pela PUC-SP.

Rosa Maria Stefanini de Macedo, PUC-SP

Professora Emérita PUC/SP desde 2012. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (1956) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973). Atualmente é coordenadora do Nucleo de Família e Comunidade do programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; coordenadora do Curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal , COGEAE-PUCSP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Família, atuando principalmente nos temas: família, estrutura e dinamica; família e instituições; terapia sistêmica familiar e de casal; sexualidade e gênero; projetos sociais com foco na família.

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos