Estudo sobre o estado da arte de um Programa de Pós-graduação em Psicologia

Autores

  • Silvia Maria Cintra da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiana Marques Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciana Guimarães Pedro Universidade Federal de Uberlândia
  • Victor Carvalho Muniz Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278

Palavras-chave:

Estado da arte. Pesquisa. Produção acadêmica. Psicologia escolar e educacional.

Resumo

Foi realizado um levantamento do tipo “estado da arte” nas dissertaçõespublicadas entre 2005 e 2010, no Programa de Pós-Graduaçãoem Psicologia Aplicada – Mestrado, na Universidade Federal deUberlândia (UFU), do eixo Psicologia do desenvolvimento humanoe da aprendizagem, elaborando um panorama a respeito das pesquisasrealizadas em termos de temáticas, palavras-chave, metodologia e autoresreferenciados. Das 132 dissertações defendidas, 24 eram desse eixo.A maioria dos trabalhos tratava de temas ligados à Psicologia escolare educacional, assim como as palavras-chave. Há uma hegemonia dateoria histórico-cultural e da metodologia qualitativa de pesquisa.Verificou-se uma contradição entre os títulos e o conteúdo reveladonas palavras-chave; nomes clássicos da Psicologia do desenvolvimentoe da aprendizagem foram privilegiados, em detrimento daqueles da áreada Psicologia escolar e educacional. A produção se mostra atualizadaperante as demandas sociais; embora a maioria dos trabalhos tenhafeito referência à Psicologia escolar e educacional e não à Psicologia dodesenvolvimento humano e da aprendizagem, como consta do título doeixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Instituto de Psicologia

Fabiana Marques Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Psicologia Aplicada

Luciana Guimarães Pedro, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Psicologia Aplicada

Victor Carvalho Muniz, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando no Programa de Psicologia Aplicada

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos