Revisão sistemática de estudos sobre os aspectos escolares relacionados ao cometimento de delitos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P272Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei, educação, escola, revisão de literaturaResumo
Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional
norteada pelo objetivo de investigar a relação entre escolarização e conduta
infracional na adolescência. Foram consultadas duas bases de dados (Web
of Science e LILACS) e a biblioteca Scielo, no período de 2009 a 2013. Os
resultados oriundos da análise dos 25 artigos recuperados foram sintetizados
em cinco categorias temáticas e evidenciaram a complexidade da interface
existente entre os temas investigados, denotando a existência de uma
natureza sequencial e complementar entre as trajetórias de desenvolvimento
pessoal, social e escolar relacionadas à conduta infracional. Como ficou
evidenciado que uma experiência escolar negativa se configura como um
marco importante para a entrada ou para o agravamento da conduta delituosa
na adolescência. Ressalta-se a necessidade de realização de mais estudos no
contexto nacional, em razão da escassez de produções desenvolvidas acerca
dessa temática no contexto sociocultural brasileiro.
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