MULHERES CRIMINOSAS E A GUERRA DAS FRONTEIRAS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p516-534Keywords:
Crime, Media, Women, CartographyAbstract
This article discusses how, between the years of 2000 to 2013, women
accused or tried for crimes were reported in Brazilian print media. The
analysis covered the social construction of four subjective configurations that
were present at the media scenario: the victim, the unbalanced, the first lady,
and the emancipated. Against the background of the debate regarding issues
of gender and the hegemonic capitalist order, cartography was adopted as a
research strategy. It was concluded that the media is connected to live and
tensioned fields of forces, in which both conservative and subversive gender
assumptions are produced.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"