O amor e o stalkeador: novos recursos para a vigilância nas redes sociais

Autores/as

  • Jacqueline de Oliveira Moreira PUCMinas
  • Nádia Laguárdia de Lima PUC Minas
  • Márcia Stengel PUC Minas
  • Lucas Ferreira Pedro dos Santos PUC Minas
  • Gabriela Costa Freitas Bouzada UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p106-122

Palabras clave:

Relações amorosas, redes sociais virtuais, stalkear, Psicanálise

Resumen

O objeto de estudo deste artigo é o fenômeno do “stalkear”, que consiste na vigilância permanente da pessoa amada por meio das postagens nas redes sociais virtuais. Fundamentados na teoria psicanalítica, acredita-se que as relações virtuais são marcadas pelo imaginário da completude. Com base nos mitos dos Andróginos e de Diotima, em “O Banquete”, de Platão, discute-se o amor, que se caracterizaria pela busca de uma unidade perdida no primeiro mito, e como oscilação e falta no segundo. Na contemporaneidade, a dimensão do outro como a dimensão da falta aparece eclipsada, acarretando consequências ao campo amoroso. A tecnologia virtual favorece a ilusão da completude quando rompe as distâncias entre os sujeitos, já que é possível se falar a qualquer hora e local. O fenômeno do “stalkear” nas redes sociais aparece facilitado pela própria lógica de funcionamento das redes e das possibilidades que elas abrem aos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jacqueline de Oliveira Moreira, PUCMinas

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC SP, Mestre em Filosofia pela UFMG, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas (M/D), Psicanalista, Bolsista PQ2 do CNP

Nádia Laguárdia de Lima, PUC Minas

Doutora em Educação pela UFMG, Psicóloga formada pela UFMG, Departamento de Psicologia da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Márcia Stengel, PUC Minas

Pós-doutora em Educação pela UFMG, Doutora em Ciências Sociais pela UERJ, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas (M/D). Hugo Leonardo Goes Bento Mestrando em Psicologia PUC Minas – Bolsista de mestrado FAPEMIG, Psicólogo formado pela Universidade FUMEC – MG.

Lucas Ferreira Pedro dos Santos, PUC Minas

Mestrando em Psicologia PUC Minas – Bolsista de mestrado CNPq, Psicólogo formado pela UFMG.

Gabriela Costa Freitas Bouzada, UFMG

Graduanda em Psicologia pela UFMG.

Publicado

2017-12-12