Autoconceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas

Autores/as

  • Rita Manuela de Almeida Barros Instituto Piaget
  • José António Moreira Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232

Palabras clave:

Auto-conceito global, ensino superior, pós adolescência.

Resumen

Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceitono período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudocomparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes doensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia decariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Paraa avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptaçãodo Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine(1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que nãoexistem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes.Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiênciase ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer noprocesso de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão ainiciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserçãono mercado de trabalho, no caso dos finalistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rita Manuela de Almeida Barros, Instituto Piaget

Mestre em Psicologia.

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Jean Piaget Vila Nova de Gaia.

José António Moreira, Universidade Aberta

Doutor em Ciências da Educação

Professor Auxiliar- Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED)

Publicado

2013-11-28

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos