Autoconceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p232Palavras-chave:
Auto-conceito global, ensino superior, pós adolescência.Resumo
Este estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceitono período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudocomparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes doensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia decariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Paraa avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptaçãodo Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine(1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que nãoexistem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes.Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiênciase ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer noprocesso de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão ainiciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserçãono mercado de trabalho, no caso dos finalistas.
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