INSTRUMENTOS PSICOMÉTRICOS PARA AVALIAÇÃO DA EMPATIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA

Auteurs-es

  • Susiane Elisabete Machado Centro Universitário Unilasalle
  • Prisla Calvetti UFCSPA

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1044-1059

Mots-clés :

Instrumentos de avaliação, empatia, crianças, adolescentes.

Résumé

Os instrumentos psicológicos auxiliam o psicólogo no processo de avaliação, sendo ferramentas fundamentais para direcionar estratégias interventivas. Entre tantas medidas de avaliação com crianças e adolescentes, a empatia torna-se fundamental para o conhecimento, considerando a capacidade de se colocar em perspectiva em relação às emoções e comportamentos de outra pessoa. Este estudo trata de revisão sistemática, como objetivo de investigar, nas produções científicas das bases de dados BVS/Bireme, Medline e Scielo, instrumentos de avaliação da empatia em crianças e adolescentes. Foram 19 estudos, indicando que os instrumentos avaliados apresentam adequadas propriedades psicométricas para a avaliação da empatia em crianças e adolescentes. No Brasil, poucos estudos foram realizados, sendo que a maioria das pesquisas trata de medidas adaptadas do âmbito internacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Susiane Elisabete Machado, Centro Universitário Unilasalle

Graduada em Psicologia no Centro Universitário Unilasalle, psicóloga.

Prisla Calvetti, UFCSPA

Pós-doutora em Medicina; Ciências Médicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Téléchargements

Publié-e

2020-09-29

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos