A CHEGADA DA ADOLESCÊNCIA PARA O AUTISTA: UMA LEITURA PSICANALÍTICA

Auteurs-es

  • Cláudia Márcia Soares PUC Minas

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1274-1286

Mots-clés :

Adolescência. Autismo. Invenção. Psicanálise.

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir a chegada da adolescência para o sujeito autista e as implicações advindas desse período da vida, tendo como referencial teórico a psicanálise. Conceitua inicialmente a adolescência. Num segundo momento, articula a adolescência do autista e o conceito de invenção. Para isso, lança mão dos conceitos da obra de Freud e de autores de orientação lacaniana, e utiliza-se do relato documental da história de Owen Suskind para abordar as particularidades da passagem pela adolescência desses sujeitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cláudia Márcia Soares, PUC Minas

Especialista em Abordagem Psicanalítica do Autismo e Suas Conexões (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, Instituto de Educação Continuada – IEC), Psicóloga.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-29

Numéro

Rubrique

Dossiê Autismo e Psicanálise