Contos de fada e intervenção mediacional: a construção de repertórios cognitivos para narrativas

Auteurs-es

  • Juliene Madureira Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Celia Vectore Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014v20n1p155

Mots-clés :

Intervenção mediacional. Contos de fada. Repertórios cognitivos. Narrativas.

Résumé

Estudo exploratório, objetivando conhecer os possíveis efeitos de umaprática mediada, a partir da utilização dos contos de fadas, na construçãode repertórios cognitivos em crianças pré-escolares, conforme previstono instrumento “Dynamic assessment and intervention: improvingchildren’s narrative habilities”. Participaram da pesquisa cinco criançasde 5 anos. Para a coleta dos dados, foram organizadas oficinas semanais,num total de seis. A mediação foi realizada considerando os critériosmediacionais, “focalização, expansão, afetividade, recompensa eregulação do comportamento”. O trabalho foi dividido em quatroetapas: (1) rapport e apresentação do conto de fada sem mediação;(2) desenho e avaliação pré-teste; (3) apresentação do conto de fadacom mediação; e (4) desenho e avaliação pós-teste. A comparação dosresultados revelou que a mediação, por meio da narrativa de contos defadas, pode ser uma relevante estratégia para a construção de repertórioscognitivos de crianças, uma vez que todos os itens avaliados com base noFormulário do Protocolo do Estudante sofreram alterações positivas até ofim do trabalho.

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Bibliographies de l'auteur-e

Juliene Madureira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da área da psicologia escolar da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Celia Vectore, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Aplicada da UFU

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Publié-e

2014-08-26

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos