TORNAR-SE FILHO: A PERSPECTIVA DA CRIANÇA NO CONTEXTO DA ADOÇÃO TARDIA

Autori

  • Ivy Campista Campanha de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Célia Regina Rangel Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Broetto Rossetti Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p40-61

Parole chiave:

Adoção tardia, família adotiva, perspectiva da criança, vinculação.

Abstract

Apesar da importância da reciprocidade na construção da vinculação entre pais e filhos, a adoção tardia ainda é realizada no Brasil privilegiando apenas o discurso do adulto, de forma que os sentimentos e o desejo da criança geralmente não são levados em consideração num processo adotivo. Desse modo, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo conhecer a visão da criança sobre o processo de tornar-se filho, filha de seus novos pais, num contexto de adoção tardia. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, elaboração do genograma e construção do livro biográfico. Com as intervenções realizadas, pôde-se concluir que a criança expressava com silenciamentos conteúdos que a remetiam a aspectos anteriores à chegada à família adotante, demonstrando não querer falar da vivência anterior à adoção, contudo evidenciou, por meio de relatos e desenhos, a construção do vínculo com a família adotiva e o sentir-se integrada ao novo ambiente familiar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ivy Campista Campanha de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Célia Regina Rangel Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora doutora no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Cláudia Broetto Rossetti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora doutora no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Pubblicato

2020-04-13

Fascicolo

Sezione

Artigos / Articles / Artículos