ADOLESCÊNCIA, ATO INFRACIONAL E MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS À LUZ DA PSICANÁLISE: UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p125-146Parole chiave:
Psicanálise, Adolescência, Ato infracional, Revisão sistemática de literatura.Abstract
Este estudo buscou compreender questões relacionadas à adolescência, ato
infracional e medidas socioeducativas, tendo a psicanálise como orientação
teórica. Para isso, realizou-se pesquisa em revistas indexadas nas bases de
dados Pepsic, Scielo, Redalyc, Doaj e Lilacs, publicadas nacionalmente,
no período de 2009 a 2014. Selecionou-se, inicialmente, 310 artigos que
contivessem como descritores: adolescência, medidas socioeducativas, ato
infracional e psicanálise. Destes, foram escolhidos 30 artigos após os critérios
de exclusão. Os resultados categorizados pelas ênfases mostraram que o
fenômeno dos adolescentes envolvidos em atos infracionais é complexo
devido à sua multicausalidade e exige aprofundamento sobre adolescência,
relações familiares, nuances do mundo contemporâneo e o acesso aos bens
e ao consumo, também a saída do adolescente pelo ato infracional. A
clínica psicanalítica, ao oferecer ao sujeito um espaço de escuta, colabora
para a construção de novas formas de existência que não sejam pela via da
transgressão à ordem social.
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