O biopoder da escola na juventude: uma revisão bibliográfica
Palavras-chave:
Juventude. Escola. Biopoder. Biopolítica.Resumo
Neste artigo, o pensamento de Michel Foucault sobre o biopoder é visto nas relações da escola formal, enquanto espaço de interação, saberes e escolarização da juventude na educação básica. Foucault foi um intelectual renomado e reconhecido mundialmente pela sua genialidade em lidar com temas polêmicos e instigantes, enfrentando e propondo debates não comuns na sociedade. O pensamento intelectual de Foucault concentrou-se em questões específicas sobre a loucura, a sexualidade, o poder e o discurso. No seu livro Microfísica do Poder, o autor faz uma análise subjetiva sobre os mecanismos e as tecnologias de expressão de poder, seguindo a lógica temporal dos contextos históricos sociais. A escola uma instituição social e lócus de relações de poder é notadamente exemplificada em seu contexto pelo disciplinamento, vigilância e controle. O sistema de organização curricular e didático pedagógico da escola formal se rege por dimensões diversas de dominação, seguindo as estratégias enunciadas pelo biopoder e asseguradas pela biopolítica. O pensamento e o comportamento juvenil vêm se contrapor às regras estabelecidas na escola, expressas por ações de monitoramento, avaliação e punição, rompendo o ciclo de dominação a que são submetidos na sua trajetória escolar.
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