A INADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSEQUÊNCIA PARA A LEITURA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Avaliação. Leitura. Censo Escolar. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo é fruto da percepção sobre as recentes pesquisas sobre a educação no Brasil. As informações obtidas na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) foram comparadas com os dados do Censo Escolar da Educação Básica, realizado em 2020. A análise dos resultados do Censo Escolar explicita a inadequação da formação docente, ou seja, professores sem a formação adequada estão lecionando disciplinas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Em seguida, são abordados os resultados do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), na qual apresentam desanimadores desempenhos dos alunos, especificamente no teste de Leitura e Letramento em Leitura. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar a relação entre as informações das pesquisas e apresentar a necessidade de investimentos profundos na educação, em especial na carreira docente para tornar compatível a formação e o exercício dos professores, sendo assim capazes de melhorar os índices educacionais.

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Biografia do Autor

Arthur Vieira Duran, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Meu nome é Arthur Vieira Duran sou formado em Geografia, bacharelado e licenciatura, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduei em 2015, em 2016 iniciei o mestrado no Programa de Pós Graduação Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente sou professor da rede municipal da cidade de Pará de Minas. Todavia, moro em Belo Horizonte.

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Publicado

2021-12-20