PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:
uma revisão integrativa de literatura apoiada na análise de conteúdo
Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Profissional e Tecnológica. Revisão Integrativa de Literatura. Tendências Pedagógicas.Resumo
Com o objetivo de avaliar em que medida a Teoria da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), em seus elementos teóricos e históricos, colabora com a função social da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, realizou-se uma criteriosa revisão integrativa de literatura na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os temas de pesquisa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica foram analisados em 55 artigos publicados, em 32 periódicos, e classificados nas categorias: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, Concepção e Desenvolvimento de Currículo Escolar, Ensino e Aprendizagem na Atividade Pedagógica, Dimensões filosóficas da Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Cidadania, Educação e Desenvolvimento Econômico, Educação Escolar para Alunos com Deficiência Intelectual, Educação Pública como Direito Social, Formação Continuada de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica e Movimentos Sociais e Tecnologias da Informação e da Comunicação; nos métodos: qualitativos (98,18%), qualiquantitativos (1,81%), e nos níveis de análise: médio alcance (9,09%) e macro-level (81,81%). A literatura pesquisada evidenciou que a formação do trabalhador exige que se estabeleça uma articulação entre a educação profissional e o mundo da produção e do trabalho. Entretanto, no momento histórico atual, as políticas para a educação profissional e tecnológica colocam-se para além do fator econômico. Daí a relevância de buscar relacionar as variáveis educação e trabalho, em busca de novas políticas de inclusão social no país. Neste contexto, concluiu-se que a Pedagogia Histórico-Crítica constitui-se em um instrumento válido para que educadores compreendam a educação como possibilidade de contribuir para o processo de transformação da sociedade, diante da necessidade de discutir o contexto contemporâneo da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, na medida em que a Pedagogia Histórico-Crítica busca expor o modo como as relações de poder e desigualdade (social, cultural e econômica) se manifestam das mais variadas formas e são postas em questão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desenvolvida na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
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