O ENSINO DOMICILIAR À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL E SUA (IN)COMPATIBILIDADE COM A PERSPECTIVA FREIRIANA
Palavras-chave:
Direito à Educação. Constituição Federal do Brasil. Ensino Domiciliar (homeschooling). Teoria Freiriana.Resumo
A pesquisa está fundamentada em bases cognitivas referenciadas na Teoria Freiriana. Objetivou-se fazer uma análise do ensino domiciliar à luz da Constituição Federal do Brasil e dos limites e possibilidades da aplicabilidade (ou não) do método de Paulo Freire à proposta pedagógica do ensino domiciliar no Brasil. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e os procedimentos técnicos empregados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados apontaram para a total incompatibilidade entre as duas propostas pedagógicas, além de chamar a atenção quanto aos eventuais riscos e prejuízos relacionados ao ensino, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos estudantes deixados à mercê do ensino domiciliar no Brasil. Constatou-se, ainda, a necessidade de maior aprofundamento teórico em estudos subsequentes referentes à crítica associada a um possível aumento da dificuldade de proteção dos menores submetidos ao ensino domiciliar (homeschooling), já que a escola geralmente identifica violências domésticas praticadas dentro de casa contra as crianças e adolescentes, e em relação ao enfrentamento da cultura de desvalorização da escola e dos professores.
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