A PRODUÇÃO TEXTUAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA:

desafios e possibilidades na UFOB Bom Jesus da Lapa

Autores

  • Elisabete Tâmara Galvão dos Santos

Palavras-chave:

Produção Textual. Linguística Textual. Engenharia Elétrica. Leitura.

Resumo

A relação existente entre o texto e os aspectos extralinguísticos é permeada por seis fatores: o quadro espaço-temporal, aspectos sociais, históricos, os participantes da situação comunicativa, tipos de atividades realizadas e seu capital cultural. O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de trabalho com Produção Textual em contexto de curso de graduação em Engenharia Elétrica, experienciado na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa. Como proposta de trabalho, foram estabelecidos critérios os quais direcionavam as leituras e produções textuais para conteúdos relacionados ao curso de graduação em questão. Desse modo, gêneros textuais como reportagens, artigos, resenhas, projetos de pesquisa e demais serviram de ferramenta didática para compreensão textual, ao passo que também ampliavam e situavam os alunos no universo acadêmico deles. A literatura que amparou este trabalho versa, principalmente, sobre a linguística textual como também sobre a articulação entre as ciências, além do Projeto Pedagógico do curso e o plano de ensino do componente curricular Oficina de Leitura e Produção Textual, o qual se destina ao trabalho de linguística textual no curso de graduação mencionado. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos seguiram orientações de autores consagrados como, Resende e Vieira (2014) e Elias e Koch (2015). A partir das orientações descritas na literatura utilizada, foi possível despertar o interesse do alunado pela leitura, mesmo porque os discentes eram estimulados a ler informações relacionadas a seu curso de graduação e, consequentemente, ampliavam seu horizonte de conhecimentos e métodos de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTOS, Lúcia Kopschitz. Coesão e coerência em narrativas escolares. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2015.
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.
FURTER, Pierre. Educação e vida. Petrópolis (RJ): Vozes, 1983.
RESENDE, Viviane de Melo; VIEIRA, Viviane. Leitura e Produção de texto na universidade: roteiros de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Elétrica. Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, 2014. 302f.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2021-12-20