A PRODUÇÃO TEXTUAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA:
desafios e possibilidades na UFOB Bom Jesus da Lapa
Palavras-chave:
Produção Textual. Linguística Textual. Engenharia Elétrica. Leitura.Resumo
A relação existente entre o texto e os aspectos extralinguísticos é permeada por seis fatores: o quadro espaço-temporal, aspectos sociais, históricos, os participantes da situação comunicativa, tipos de atividades realizadas e seu capital cultural. O objetivo deste trabalho é apresentar as possibilidades de trabalho com Produção Textual em contexto de curso de graduação em Engenharia Elétrica, experienciado na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa. Como proposta de trabalho, foram estabelecidos critérios os quais direcionavam as leituras e produções textuais para conteúdos relacionados ao curso de graduação em questão. Desse modo, gêneros textuais como reportagens, artigos, resenhas, projetos de pesquisa e demais serviram de ferramenta didática para compreensão textual, ao passo que também ampliavam e situavam os alunos no universo acadêmico deles. A literatura que amparou este trabalho versa, principalmente, sobre a linguística textual como também sobre a articulação entre as ciências, além do Projeto Pedagógico do curso e o plano de ensino do componente curricular Oficina de Leitura e Produção Textual, o qual se destina ao trabalho de linguística textual no curso de graduação mencionado. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos seguiram orientações de autores consagrados como, Resende e Vieira (2014) e Elias e Koch (2015). A partir das orientações descritas na literatura utilizada, foi possível despertar o interesse do alunado pela leitura, mesmo porque os discentes eram estimulados a ler informações relacionadas a seu curso de graduação e, consequentemente, ampliavam seu horizonte de conhecimentos e métodos de escrita.
Downloads
Referências
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2017.
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2015.
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2011.
FURTER, Pierre. Educação e vida. Petrópolis (RJ): Vozes, 1983.
RESENDE, Viviane de Melo; VIEIRA, Viviane. Leitura e Produção de texto na universidade: roteiros de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Elétrica. Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, 2014. 302f.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.