PROJETOS DE EXTENSÃO E CURRÍCULO:

dialogando com Bell Hooks para uma educação como prática de liberdade

Autores

  • Verônica de Souza

Palavras-chave:

Extensão e Pesquisa. Projetos. Leitura. Educação. Contra colonialidade.

Resumo

este texto, apresento alguns projetos de extensão e pesquisa executados no IFBA – Campus Porto Seguro como estratégias para uma educação mais equânime e que contraria o discurso branco, patriarcal, machista, cis hetero normativo que define o currículo com uma marca representativa que não abarca a maioria populacional do país. Faço um percurso textual de apresentar a minha trajetória docente e isso implica uma prática que afete os estudantes dando a eles voz e vez para o fortalecimento do seu discurso. Para isso, dialogo com Bell Hooks, que propõe, inspirada em Paulo Freire, uma educação como prática da liberdade.

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Referências

ALVES, Rubem. Escutatória. Disponível em: http://www.inf.ufpr.br/urban/2019-1_205_e_220/205e220_Ler_ver_para_complementar/RubemAlves__Escutat%C3%B3ria.pdf: Acesso em: 18 abr. 2020.
EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.) Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Mazza Edições, 2007. p. 16-21.
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LIMA, Juliana Domingos de. Conceição Evaristo: ‘minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra’. Entrevista. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/05/26/Concei%C3%A7%C3%A3o-Evaristo-%E2%80%98minha-escrita-%C3%A9-contaminada-pela-condi%C3%A7%C3%A3o-de-mulher-negra%E2%80%99: Acesso em: 16 abr. 2020.

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Publicado

2021-12-20