COMO DESENVOLVER UM “CÉREBRO QUE DIZ SIM”

Autores

  • Alana Letícia Oliveira de Jesus Pires do Couto
  • Mariana Gavioli de Oliveira
  • Flávia Lage Pessoa da Costa

Palavras-chave:

Cérebro. Criança. Neurociências. Neuroplasticidade.

Resumo

Os autores do livro “O Cérebro Que Diz Sim”, Daniel Siegel e Tina Bryson, apresentam alguns princípios da educação e das neurociências que dão aos pais, professores e crianças a possibilidade de expandir o olhar e a mente, ampliar conhecimentos e de aprender novas informações, ao dizer “sim” ao mundo. Um livro de fácil leitura, que exibe noções importantes sobre o sistema nervoso e suas funções, a partir de experiências comportamentais infantis. É possível que os adultos ajudem as crianças a posicionarem-se perante situações adversas com mais leveza, a partir do afeto, do cuidado e da escuta. As reflexões e perguntas sugeridas ao final dos capítulos convidam o leitor a repensar suas práticas e ferramentas educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRYSON, Tina Payne; SIEGEL, Daniel J. O cérebro que diz sim: como criar filhos corajosos, curiosos e resilientes. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
KANDEL, Eric R; SCHWART, James H; SIEGELBAUM, Steven A. Princípios de Neurociências. São Paulo: Artmed. 2014.
PIAGET, Jean. O Juízo moral na criança. Tradução de Elzon Leonardon. São Paulo: Summus, 1994.
VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-20