GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “WALL-E”
Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Educação audiovisual; Filme como estratégia de ensino; Wall-E.Resumo
As questões ambientais e de vida saudável não têm passado incólume na conjuntura escolar das instituições nacionais. No entanto, a articulação desses temas dentro da sala de aula pode ser, por vezes, bastante cansativa para os estudantes. Pensando nisso, o presente guia do educador foi elaborado com a finalidade de apresentar o longa-metragem Wall-E como recurso didático que pode ser utilizado como estratégia lúdica e que pode favorecer as práticas de ensino associadas à disciplina de Ciências da Natureza. Assim, a proposta contempla a abordagem temática da preservação ambiental, do sedentarismo, da alimentação saudável e do desenvolvimento tecnológico como mecanismo funcional da vida moderna. Desse modo, este material congrega um conjunto de tópicos que podem ser utilizados por professores do Ensino Fundamental I, visando à conscientização dos temas citados nos estudantes que tiverem a oportunidade de aprender com tal prática pedagógica.
Downloads
Referências
MENDES, V. M. de M.; CHAGAS, K. K. N. Pedagogia dos R’S nas escolas: da teoria à prática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 32–42, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.13952. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13952.
PEREIRA, P. A. R; BARROS, M. D. M. Guia do educador para o filme “Rango”. Revista Pedagogia em Foco, v. 12, n. 7, p. 205-222, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/24833/marcelo3_barros_etal_IOC_2017.pdf?sequence=2&isAllowed=y
ROCHA, V. F.; FURTADO, M. F. M.; BARROS, M. D. M. Guia do educador para filme “Os Croods”. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 34, p. 304-3013, maio 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3709
SANTOS, Fabiana Rodrigues; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. “WALL-E”: O uso de um filme de animação na educação ambiental com temas transversais dos PCN. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Paraná. Anais […]. Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341945295_WALL-E_O_uso_de_um_filme_de_animacao_na_educacao_ambiental_com_temas_transversais_dos_PCN
WALL-E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. Emeryville, CA: Disney-Pixar, 2008. Disponível em: https://www.disneyplus.com/pt-br/sign-up?type=bundle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.