GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “WALL-E”

Autores

  • Anna Luyza Ruella de Oliveira Vasconcelos
  • Alice Carceroni Brandão
  • Livia Dutra Pereira
  • Maurício Gonçalves Silva
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Educação audiovisual; Filme como estratégia de ensino; Wall-E.

Resumo

As questões ambientais e de vida saudável não têm passado incólume na conjuntura escolar das instituições nacionais. No entanto, a articulação desses temas dentro da sala de aula pode ser, por vezes, bastante cansativa para os estudantes. Pensando nisso, o presente guia do educador foi elaborado com a finalidade de apresentar o longa-metragem Wall-E como recurso didático que pode ser utilizado como estratégia lúdica e que pode favorecer as práticas de ensino associadas à disciplina de Ciências da Natureza. Assim, a proposta contempla a abordagem temática da preservação ambiental, do sedentarismo, da alimentação saudável e do desenvolvimento tecnológico como mecanismo funcional da vida moderna. Desse modo, este material congrega um conjunto de tópicos que podem ser utilizados por professores do Ensino Fundamental I, visando à conscientização dos temas citados nos estudantes que tiverem a oportunidade de aprender com tal prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Dez passos para uma alimentação adequada e saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dez_passos_alimentacao_adequada_saudavel_dobrado.pdf
MENDES, V. M. de M.; CHAGAS, K. K. N. Pedagogia dos R’S nas escolas: da teoria à prática. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 32–42, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.13952. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13952.
PEREIRA, P. A. R; BARROS, M. D. M. Guia do educador para o filme “Rango”. Revista Pedagogia em Foco, v. 12, n. 7, p. 205-222, jan./jun. 2017. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/24833/marcelo3_barros_etal_IOC_2017.pdf?sequence=2&isAllowed=y
ROCHA, V. F.; FURTADO, M. F. M.; BARROS, M. D. M. Guia do educador para filme “Os Croods”. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 34, p. 304-3013, maio 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3709
SANTOS, Fabiana Rodrigues; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. “WALL-E”: O uso de um filme de animação na educação ambiental com temas transversais dos PCN. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Paraná. Anais […]. Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341945295_WALL-E_O_uso_de_um_filme_de_animacao_na_educacao_ambiental_com_temas_transversais_dos_PCN
WALL-E. Direção: Andrew Stanton. Produção: Jim Morris. Emeryville, CA: Disney-Pixar, 2008. Disponível em: https://www.disneyplus.com/pt-br/sign-up?type=bundle.

Downloads

Publicado

2024-12-12