O estudo da propaganda em sala de aula em uma perspectiva sociocomunicativa

Authors

  • Emerson Lázaro Sebastião de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rosario de Jesus Martins PUC Minas.

Keywords:

Texto publicitário. Caráter sociocomunicativo. Sequência didática.

Abstract

Este artigo procura mostrar caminhos possíveis para o trabalho com o texto publicitário em sala de aula, levando em consideração as condições de produção e circulação de um texto. As propagandas constituem-se como importante meio para o trabalho com a leitura e a escrita, pois são ricas em aspectos verbo-visuais que estimulam o aluno a compreender de forma efetiva esses textos. À luz de grandes autores como Chomsky, Consolli, Bazerman, dentre outros, procurou-se elucidar o caráter sociocomunicativo dos textos. Tecer uma relação entre os aspectos de produção e circulação dos textos publicísticos foi uma grande preocupação dos autores deste artigo, baseado numa sequência didática elaborada no sétimo período do Curso de Letras (PUC-MG) e que se encontra ao final, como apêndice. Sabendo-se que todo texto circula numa dada esfera social e que são relevantes às interações humanas, propomos um trabalho com a propaganda em sala de aula, numa unidade de ensino, que leve em consideração as peças dessa natureza, a serem trabalhadas sem fragmentação. O ensino   somente é significativo se fizer sentido para o aluno, e um dos modos que julgamos efetivo é o trabalho com diversos textos relacionados. Formar leitores críticos é levar os discentes à compreensão ampla dos fatores que compõem a natureza discursiva das propagandas.

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Author Biographies

Emerson Lázaro Sebastião de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Letras pela PUC Minas.

Rosario de Jesus Martins, PUC Minas.

Graduando em Letras PUC Minas.

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Published

2018-06-29