A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE EM GRANDE SERTÃO:

uma interpretação do primeiro encontro entre Riobaldo e Diadorim

Autores

  • Isabella Cristina Lopes Rocha

Palavras-chave:

Grande Sertão: Veredas. Intersubjetividade. Masculinidade Social. Homossociabilidade

Resumo

Este ensaio pretende examinar o relato mnêmico do primeiro encontro entre Riobaldo e Diadorim, e suas repercussões na mentalidade e no comportamento desses personagens, sobretudo, perante a noção de masculinidade que é formada às sombras deste episódio. Para tal, há de se recorrer a bases teóricas elaboradas para abordar a dicotomia de gênero e sua co-construção na atividade social. À vista disso, pressupõe-se que a relação estabelecida entre os personagens deste episódio ilustra o conceito de homossociabilidade: ainda que esta não tenha sido a primeira experiência pública e/ou monossexual de Riobaldo, é uma das memórias mais antigas de sua infância relembradas na obra. Nesta, sobressaem-se normas e limites reiterados socialmente, a mimese infantil e importantes noções que dão base à persona jagunça do personagem-narrador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Sertão: mar e rios de histórias. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. O guardador de segredos: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976.
DEVREUX, Anne-Marie. A teoria das relações sociais de sexo: um quadro de análise sobre a dominação masculina. Sociedade e Estado, v. 20, n. 3, p. 561-584, 2005.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Tradução Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM Editores, [1930]-2010.
MATHIEU, Nicole-Claude. Masculinity/femininity. Feminist Issues, v. 1, n. 1, p. 51-69, 1980.
RANCIÈRE, Jacques. The politics of aesthetics. Bloomsbury Publishing, 2013.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 2.
SKINNER, B. F. Humanismo e behaviorismo. The Humanist, 1972.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-20