AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE:

contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores

Autores

  • Isabela Matilde Santana de Almeida

Palavras-chave:

Formação docente; Residência Pedagógica; Aprendizagem; Experiência.

Resumo

Este artigo tem como propósito refletir e discutir sobre avaliação para uma educação de qualidade atrelada às contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores. Nesse contexto, os objetivos do relato consistem em: Refletir acerca da importância da avaliação de qualidade para ressignificar o processo de ensino-aprendizagem; Investigar as principais contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação docente, levando em conta a articulação entre o saber teórico e prático e Discutir os impactos do Programa Residência Pedagógica para o processo avaliativo dos níveis de alfabetização de alunos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. Sob esse prisma, a metodologia adotada para a construção do questionário: Avaliação para uma educação de qualidade no Google Forms consistiu na pesquisa qualiquantitativa, cujo propósito é considerar tanto a contribuição da abordagem qualitativa de preocupar-se com a qualidade das questões e das respostas apresentadas como da quantitativa que se detém em reunir dados suficientes a respeito de um grupo alvo e de um interesse específico. E a Metodologia Ativa foi considerando o trabalho desenvolvido no Programa Residência Pedagógica, com o intuito de fazer os estudantes tornarem-se sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram acerca de a compreensão dos professores em relação ao processo avaliativo não ser uma verificação do processo de ensino-aprendizagem, mas ser uma ação que faz parte do processo de ensino-aprendizagem, visando acompanhar o aprendizado dos estudantes de forma significativa e estratégica, entendendo a importância de se respeitar os processos e os diferentes ritmos de aprendizagem. Além disso, possibilitou pensar a contribuição da Residência Pedagógica para a imersão no campo escolar, articulando teoria e prática, garantindo uma formação docente sólida, capaz de compreender a dinâmica da sala de aula, tendo em conta os seus desafios e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARÃO, Martuse Sousa Ramos; SILVA, Alene Mara França Sanches; LIMA, Isabela Araújo. A metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. V Conedu Congresso Nacional de Educação, 2018, p. 1-10.
BRASIL. CAPES. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. 2020. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=130. Acesso em: 25 set. 2024.
BRASIL. CAPES. Subprojetos Residência Pedagógica. 2022.
BRASIL. Todos pela Educação. Formação de professores por EaD dobra em uma década em meio a queda na qualidade dos cursos. 2023. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/formacao-de-professores-ead/. Acesso em: 25 set. 2024.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Revista Pátio, v. 12, p. 6-11, 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? 1998.
LUCKESI, Cipriano. Avaliar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. 2007. Blogspot.com. Disponível em: http://luckesi.blogspot.com/2014/09/avaliar-dominioscognitivo-afetivo-e.html. Acesso em: 4 out. 2021.
METTZER. Veja como usar pesquisa quantitativa em sua pesquisa. 2018. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-quantitativa/. Acesso em: 25 set. 2024.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 1986.
NASCIMENTO, Manoel Genivaldo de Melo. Metodologias ativas dentro das práticas de leitura e produção textual. 2019. 12 fl. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas Escuela de Postgrado, Paraguai, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-12