AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE:
contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores
Palavras-chave:
Formação docente; Residência Pedagógica; Aprendizagem; Experiência.Resumo
Este artigo tem como propósito refletir e discutir sobre avaliação para uma educação de qualidade atrelada às contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores. Nesse contexto, os objetivos do relato consistem em: Refletir acerca da importância da avaliação de qualidade para ressignificar o processo de ensino-aprendizagem; Investigar as principais contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação docente, levando em conta a articulação entre o saber teórico e prático e Discutir os impactos do Programa Residência Pedagógica para o processo avaliativo dos níveis de alfabetização de alunos do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. Sob esse prisma, a metodologia adotada para a construção do questionário: Avaliação para uma educação de qualidade no Google Forms consistiu na pesquisa qualiquantitativa, cujo propósito é considerar tanto a contribuição da abordagem qualitativa de preocupar-se com a qualidade das questões e das respostas apresentadas como da quantitativa que se detém em reunir dados suficientes a respeito de um grupo alvo e de um interesse específico. E a Metodologia Ativa foi considerando o trabalho desenvolvido no Programa Residência Pedagógica, com o intuito de fazer os estudantes tornarem-se sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram acerca de a compreensão dos professores em relação ao processo avaliativo não ser uma verificação do processo de ensino-aprendizagem, mas ser uma ação que faz parte do processo de ensino-aprendizagem, visando acompanhar o aprendizado dos estudantes de forma significativa e estratégica, entendendo a importância de se respeitar os processos e os diferentes ritmos de aprendizagem. Além disso, possibilitou pensar a contribuição da Residência Pedagógica para a imersão no campo escolar, articulando teoria e prática, garantindo uma formação docente sólida, capaz de compreender a dinâmica da sala de aula, tendo em conta os seus desafios e possibilidades.
Downloads
Referências
BRASIL. CAPES. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. 2020. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=130. Acesso em: 25 set. 2024.
BRASIL. CAPES. Subprojetos Residência Pedagógica. 2022.
BRASIL. Todos pela Educação. Formação de professores por EaD dobra em uma década em meio a queda na qualidade dos cursos. 2023. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/formacao-de-professores-ead/. Acesso em: 25 set. 2024.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Revista Pátio, v. 12, p. 6-11, 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? 1998.
LUCKESI, Cipriano. Avaliar domínios cognitivo, afetivo e psicomotor. 2007. Blogspot.com. Disponível em: http://luckesi.blogspot.com/2014/09/avaliar-dominioscognitivo-afetivo-e.html. Acesso em: 4 out. 2021.
METTZER. Veja como usar pesquisa quantitativa em sua pesquisa. 2018. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-quantitativa/. Acesso em: 25 set. 2024.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. EPU, 1986.
NASCIMENTO, Manoel Genivaldo de Melo. Metodologias ativas dentro das práticas de leitura e produção textual. 2019. 12 fl. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas Escuela de Postgrado, Paraguai, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.