A obra de Alfredo Bryce Echenique; a releitura da crítica de uma sociedade falocêntrica
Palavras-chave:
Literatura latino-americana, Alfredo Bryce Echenique, crítica do típico macholatino-americano.Resumo
Este trabalho pretende indicar em quatro contos de Alfredo Bryce Echenique - um dos mais importantes escritores da moderna literatura latino-americana - mecanismos que subjazem aos textos e que sustentam a percepção crítica que o autor tem da sociedade latino-americana. A visão de Echenique apresenta-se na crítica social e política que ele formula de uma maneira toda particular: a crítica do típico macho latino-americano. Neste sentido, a narrativa de Echenique pretende questionar a cultura falocêntrica que permeia a sociedade latino-americana, como resultado do processo político e social existente nesta sociedade.Downloads
Referências
BORGES, Jorge L. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 jan. 1976. Caderno B.
CLAVIJO, Uva Aragon. El caimán ante el espejo. Maimi: Ediciones Universal, 1993.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. de Luís Roberto S. Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
FERNANDES, José. O existencialismo na ficção brasileira. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1986.
GOIC, Cedomil. Historia y crítica de la literatura hispanoamericana; época contemporánea. Barcelona: Editorial Crítica, 1998. v. 3.
JOZEF, Bella. O espaço reconquistado: linguagens e criação no romance hispanico-americano contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 1974.
LLOSA, Mário Vargas. O pênis ou a vida. Folha de São Paulo, 6 fev. 1994. Caderno Mais!.
SANTIAGO, Silviano (Superv.) Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
THIS, Bernard. Incesto, adultério, escrita. In: THIS, Bernard. Atualidade do mito. Trad. de Carlos Arthur do Nascimento. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".