Construção e reencontro - o ensino e a pesquisa das Literaturas Africanas nos cursos de Letras

Autores

  • Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco UFRJ

Palavras-chave:

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Mia Couto, Ensino, Pesquisa,

Resumo

A trajetória das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: da época das utopias revolucionárias à crise atual dos paradigmas socialistas. O desencanto contemporâneo e as contradições do tempo presente. O ensino e a pesquisa das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa nas universidades brasileiras: análise das dificuldades e dos problemas pedagógicos. Caminhos ainda possíveis para realizar o trabalho com as Literaturas Africanas. A importância da leitura profunda da escritura literária, onde se encontram, submersos, os fragmentos significativos da História e os sonhos esquecidos no inconsciente coletivo, elementos indispensáve is à resistência cultural e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. Lisboa: Caminho, 1994.

GUATTARI, Félix. Cartografias do desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos; o breve século XX, 1917-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

NETO, Agostinho. A voz igual; sagrada esperança. Luanda: UEA, 1973.

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

Downloads

Publicado

21-03-1997

Como Citar

SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro. Construção e reencontro - o ensino e a pesquisa das Literaturas Africanas nos cursos de Letras. Scripta, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 179–184, 1997. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10154. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Literaturas africanas de língua portuguesa