As imagens femininas na visão de Riobaldo

Autores

  • Flávio Wolf de Aguiar USP

Palavras-chave:

Grande Sertão, veredas, Guimarães Rosa, imagens femininas, Diadorim, Riobaldo, mundos masculino e feminino, narrador ficcional

Resumo

A comunicação persegue o percurso do olhar do narrador ficcional, dos mundos masculino e feminino. O percurso vai de sua infância ao momento da interlocução com o visitante, quando a narração se materializa. Discute-se a presença de Diadorim no triângulo das mulheres amadas por Riobaldo e as imagens que as acompanham. Discute-se também por que, sendo ponto de convergência do olhar do narrador, Diadorim é também seu ponto cego. É o que ele persegue, mas não vê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 4 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1965.

Downloads

Publicado

14-10-1998

Como Citar

DE AGUIAR, Flávio Wolf. As imagens femininas na visão de Riobaldo. Scripta, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 121–126, 1998. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/10226. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Especial Guimarães Rosa