O discurso dissimulador das Folhas caídas
Mots-clés :
Folhas caídas, Almeida Garrett,Résumé
Este estudo toma como objeto as Folhas caídas, de Almeida Garrett, analisadas sob a ótica da dualidade confissão/simulacro do sentimento amoroso, que remete para a prática da ironia romântica e aponta para a modernidade da poesia garrettiana (no sentido de assumir o jogo da representação como forma de realizar e, simultaneamente, de questionar a criação poética). Para efetivar-se, a análise estabelece entre os poemas do conjunto relações que intentam evidenciar a constituição de um espaço dramático onde o eu-lírico se torna personagem e, através de um "monólogo em cena", manifesta a sua "confissão".Téléchargements
Références
ALMEIDA GARRETT. Folhas caídas. 2. ed. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1987.
BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campi nas: Ed. UNICAMP, 1996.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, 1973. p. 39-72: Crítica histórica: teoria dos modos.
MOURÃO-FERREIRA, David. Hospital das Letras. 2. ed. Lisboa: IN-CM, 1981. A poesia confidencial das Folhas caídas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.






