Cecília Meireles e o “Retrato Falante”
Palavras-chave:
Cecília Meireles, Retratos do artista, Poesia brasileira, Paisagem, Morte,Resumo
Este trabalho propõe-se a resgatar e analisar alguns poemas de autores brasileiros que fizeram um “retrato poético” de Cecília Meireles. Trata-se de uma leitura que procura verificar como a figura dessa poetisa é apreendida pelo olhar de cada poeta, nos poemas: “Improviso”, em Belo belo (1948), de Manuel Bandeira; “Casas”, em Aprendiz de feiticeiro (1950), “In Memoriam” e “Canção para depois” em Apontamentos de história sobrenatural (1976), “Cecília”, em A vaca e o hipogrifo (1977), “Extra-terrena”, em Preparativos de viagem (1987) e “Cecília”, em A cor invisível (1989), de Mário Quintana; “Murilograma a Cecília Meireles”, em Convergência (1970), de Murilo Mendes. Esta reflexão irá privilegiar também o processo de composição do desenho que é feito dessa artista, pois nota-se que o “retrato” que se configura na escrita de cada poeta é construído com fragmentos da imagem que a poetisa elabora de si mesma em suas composições poéticas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Imagens para sempre Cecília. In: Jornal Correio da Manhã, Rio de Janeiro, quarta-feira, 11 nov. de 1964. p. 6. Caderno 1. Disponível em:<http://memoria.bn.br/DocReader/cache/11518003356135/I00
=002234Lar=001348LargOri=004428AltOri=007339.JPG> Acesso em: mar. 2016.
ANDRADE, Mário de. Cecília e a Poesia. In: ANDRADE, M. de. O empalhador de passarinho. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1972a. p. 71 75.
ANDRADE, Mário de. Viagem. In: ANDRADE, M. de. O empalhador de passarinho. 4. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1972b. p. 161-164.
ARAÚJO, Laís Corrêa de. Murilo Mendes. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1972. (Coleção Poetas Modernos do Brasil, 2).
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BANDEIRA, Manuel. Belo, belo. Seleção e coordenação de texto de Carlos
Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948-1986a.
BANDEIRA, Manuel. Sorriso suspenso. In: Andorinha, andorinha. Seleção e coordenação de texto de Carlos Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986b. p. 209-210.
BANDEIRA, Manuel. Uma revista. In: Andorinha, andorinha. Seleção e coordenação de texto de Carlos Drummond de Andrade. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986c. p. 211-212.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Isabel Gonçalves. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 100-104.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier e Loyola. Tradução de Maria de Santa Cruz. São Paulo: Martins Fontes, 1979. p. 9-16.
BOSI, Alfredo. História de um encontro. In: MEIRELES, Cecília. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
CARVALHAL, Tânia Franco. Itinerário de Mário Quintana. In: QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização de Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. p. 13-17.
CARVALHAL, Tânia Franco. O poeta no espelho. In: QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização de Tânia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. p. 18-27.
COLLOT, Michel. Paysage et critique littéraire. In: COLLOT, Michel. Paysage et poésie du romantisme à nos jours. Paris: José Corti, 2005.
FROTA, Lélia Coelho. Entrevista por Heloísa Buarque de Hollanda. Entrevista com Lélia Coelho. 15 set. 2009. <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/
entrevista-a-lelia-coelho/ > Acesso em: 10 abr. 2016.
FROTA, Lélia Coelho. Sala Cecília Meireles. In: FROTA, Lélia Coelho. Poesia lembrada. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1971. p. 159-160.
MEIRELES, Cecília. Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Organização de Antônio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 2 v.
MEIRELES, Cecília. Passado. Cecília Meireles: crônica em geral. Apresentação e planejamento editorial de Leodegário A. de Azevedo Filho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 26-30.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. Reflexos da cultura indiana na poesia de Cecília Meireles. In: MELLO, Ana Maria Lisboa de; UTÉZA, Francis. Oriente e ocidente na poesia de Cecília Meireles. Porto Alegre: Libretos, 2006. p. 13-149.
MENDES, Murilo. Convergência. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e
prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994a. p. 688-689.
MENDES, Murilo. Miscelânea em prosa e verso/Conversa portátil. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994b. p. 1467- 1469.
MENDES, Murilo. Flores de Ouro Preto. In: MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994c. p. 470-471.
MORAES, Vinícius de. Arquivinho. Rio de Janeiro: Bem-Ti-Vi Produções
Literárias, 2003.
OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. Representação do feminino na lírica de Cecília Meireles. In: DUARTE, Constância de Lima; DUARTE, Eduardo de Assis; BEZERRA, Kátia da Costa. (Org.) Gênero e representação na literatura brasileira. Belo Horizonte: Pós-graduação em Letras - UFMG, 2002, v. 1, p. 26-32.
QUINTANA, Mário. A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
QUINTANA, Mário. Poesia completa: em um volume. Organização deTânia
Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
SECCHIN, Antônio Carlos. Apresentação. In: MEIRELES, Cecília. Poesia
completa. Organização de Antônio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2001. 2v.
VALÉRY, Paul. O homem e concha. VALÉRY, Paul. In: Variedades. Tradução de Maiza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".