Certo sertão: estórias
Abstract
Em Primeiras estórias, “Os Irmãos Dagobé” e “Fatalidade” podem ser lidas superficialmente como paródias de bangue-bangue em que os atores não correspondem aos estereótipos do gênero. No entanto, as marcas da identidade cultural do sertão bravo, tipo faroeste americano, constituem, sobretudo, o cenário útil para nele enquadrar a dinâmica espiritual que Rosa frisava como característica da coletânea. Em ambas as estórias, o narrador oculta essa dinâmica: posicionandose como porta-voz de uma gente “fatalista”, resignada a sofrer os desmandos dos valentões em “Os Irmãos Dagobé”; adoptando, em “Fatalidade”, a tônica humorística de uma testemunha que se distancia em relação aos acontecimentos relatados, fazendo de conta que não entende em que consiste o “fatalismo” do delegado protagonista. O discurso desses dois narradores, ao mesmo tempo, solicita a perspicácia do leitor – através da onomástica, das falas dos personagens, dos enigmas lingüísticos colocados na narração – apontando para um conteúdo oculto a ser revelado. Assim, partindo de causos que questionam a justiça e as leis humanas, “Os Irmãos Dagobé” e “Fatalidade”, funcionam como parábolas que convidam a refletir, em particular, sobre a problemática do livre arbítrio e da graça divina, na exploração da terceira margem do Ser Tão, ali onde o cristianismo encontra as fontes greco-orientais da Philosophia Perennis.
Downloads
References
ARRIGUCCI, Davi. Entre a lenda e a história. Folha de S. Paulo, 7 de maio de 1995.
BRANDÃO, Junito. Dicionário mítico-etimológico. Petrópolis: Vozes, 1993.
BIZARRI, Edoardo. João Guimarães Rosa: correspondência com seu tradutor italiano. São Paulo: Inst. Italo-brasileiro, 1981.
CARVALHO, David de. Compadre meu Quelemém. Minas Gerais, Belo Horizonte, 11 set. 1976. Suplemento Literário, p. 26-27.
CASCUDO, Luis da Câmara. Anubis e outros ensaios. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1951.
CASCUDO, Luis da Câmara. O nome tem poder. In: CASCUDO, Luis da Câmara. Civilização e cultura. Rio de Janeiro: MEC, 1973. t. 2, p. 368-377.
COLLINS, Mabel. Luz no caminho. São Paulo: Pensamento, 1952
CONTENEAU, Georges. La vie quotidienne à Babylone. Paris: Hachette, 1950.
DENIS, Léon. Depois da morte. 2. ed. São Paulo: Edicel, 1978.
FRÉDÉRIC, Louis. Dictionnaire de la civilisation indienne. Paris: R. Laffont, 1987.
GRYSON, Roger. Biblia Sacra, Iuxta Vulgatam Versionem. Stuttgart: Deutsche Biblegesellschaft, 1994.
GUÉRIOS, R. F. Mansur. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo: Ave Maria, 1973.
GUTHRIE, W. K. C. Orphée et la religion grecque. Paris: Payot, 1956.
HUXLEY, Aldous. The perennial philosophy. London: Chatto & Windus, 1957.
MACHADO, Ana Maria. O recado do nome. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MIRCEA, Eliade. Histoire des croyances et des idées religieuses. Paris: Payot, 1976.
MONNEROT, Jules. Les lois du tragique. Paris: PUF, 1969.
OTTO, Walter. Les Dieux de la Grèce. Paris: Payot, 1993.
RIBEIRO, Jõao. Frazes feitas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1908.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
SPERBER, Suzy F. Caos e cosmos. São Paulo: Duas Cidades, 1972.
UTÉZA, Francis. JGR: metafísica do Grande sertão. São Paulo: EDUSP, 1994.
UTÉZA, Francis. Aux frontières de l’Esprit et de la Matière: Guimarãs Rosa, Barra da Vaca. Letteratura D’America. Roma, n. 45-46, p. 145-168, 1992.
UTÉZA, Francis. João Guimarães Rosa: “Fatalidade” ou a Grécia no Sertão de Minas. In: UTÉZA, Francis. Produção literária e identidades culturais. Porto Alegre: Saggra Luzzato, 1997. p.
-124.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
• The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
This file is licensed under the Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 International.