As Primeiras estórias e as Outras estórias: de Guimarães Rosa a Pedro Bial
Palabras clave:
Literatura e cinema, Adaptação e recriação, Palavra e imagemResumen
Olonga metragem Outras estórias, de Pedro Bial, é uma leituramontagem de cinco dos contos de Primeiras estórias que o escritor mineiro publicou em 1962; todavia, não se trata de transposição de uma obra literária para o cinema, mas, antes, de uma concepção dela enquanto possibilidade cinematográfica. À maneira de Rosa, Bial pesquisa um “dialeto” cinematográfico, uma sintaxe que se corporifica num compósito que inclui cinema, teatro e literatura, onde ficam mobilizados a oralidade e a escrita, a imagem visual e a metáfora, os planos e a montagem, os recortes e os movimentos, os sons, as imagens e os sentidos.
Descargas
Citas
OUTRAS estórias. Direção Pedro Bial. Intérpretes: Cacá Carvalho, Paulo José, Enrique Diaz, Giulia Gam e outros. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999.
ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1967.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Derechos autorales
El envío de cualquier colaboración implica, automáticamente, la cesión integral de los derechos autorales a PUC Minas. Se solicita a los autores que aseguren:
- inexistencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas/instituciones o individuos con interés en el tema abordado por el artículo), y
- órgano o instituciones financiadoras de investigación que ha dado origen al artículo.