Margens portuguesas do simbolismo
Mots-clés :
Simbolismo, Modernismo, Nacionalismo, Fim-de-século, Cesário Verde, Teixeira de Pascoaes, Mário de Sá-Carneiro.Résumé
OSimbolismo como escola é um fenômeno importante mas restrito na arte e literatura portuguesas. No entanto, se o entendermos como um movimento mais lato, que se confunde com a modernidade em poesia e tem em Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé as suas figuras de referência, podemos associá-lo a todos os maiores nomes da lírica portuguesa da transição do século XIX para o século XX – aqui em três exemplos. E será mesmo na sua relação com esse Simbolismo que melhor manifestam (entre si tão diferentemente) a sua originalidade.
Téléchargements
Références
GUIMARÃES, Fernando. Poética do Simbolismo em Portugal. Lisboa: IN-CM, 1990.
GUIMARÃES, Fernando. Simbolismo, Modernismo e Vanguardas. 2. ed. Porto: Lello, 1992.
GUIMARÃES, Fernando. O Modernismo português e a sua poética. Porto: Lello, 1999.
HESS, Rainer. Os inícios da lírica moderna em Portugal (1865-1890). Lisboa: IN-CM, 1999.
JÚDICE, Nuno. O processo poético. Lisboa: IN-CM, 1992.
LOPES, Oscar. Entre Fialho e Nemésio. v. II. Lisboa: IN-CM, 1987.
LOPES, Oscar. A busca de sentido. Lisboa: Caminho, 1995.
LOPES, Teresa Rita. Fernando Pessoa et le drame symboliste. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Lisboa: Dom Quixote, 1978.
MACEDO, Helder. Nós: uma leitura de Cesário Verde. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1986.
MARTINS, Fernando Cabral. O trabalho das imagens. Lisboa: Aríon, 2000.
MARTINS, Fernando Cabral. O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro. Lisboa: Estampa, 1994.
MOURÃO-FERREIRA, David. Ícaro e Dédalo: Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. In: Hospital das Letras. 2. ed. Lisboa: IN-CM, 1983. p. 181-192.
PEREIRA, José Carlos Seabra. Decadentismo e Simbolismo na poesia portuguesa. Coimbra: FLUC, 1975.
RODRIGUES, Fátima. Cesário Verde. Lisboa: Cosmos, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARATION DE DROIT D’AUTEUR
Les droits d’auteurs
L’envoie de toute collaboration implique, automatiquement, la cession complète des droits d’auteur à PUC Minas. Il est demandé aux auteurs d’assurer :
- l’inexistence de conflit d’intérêt (des relations entre auteurs, entreprises/institutions ou individus en ayant intérêt au thème traité par l’article), et
- des organismes ou institutions de subvention de recherche qui a donné origine à l’article.