Literatura e circunstância
Palavras-chave:
Ficção, Significância, Circunstâncias, Singularização, Universalização.Resumo
A escrita deste texto decorre de uma convicção fundamental: há, em diferentes graus, um ritmo pelo qual, sem que isso negue o movimento universalizante das linguagens, as circunstâncias interferem no sentido da singularização. A diferenciação dos tipos de discurso decorrerá assim entre um máximo de singularização e um máximo de universalização. Desta convicção inicial, fundada no pensamento da linguagem desenvolvido no século XX, na seqüência de Wittgenstein, decorre que os tipos de discurso artístico e ético, sendo aqueles em que a metamorfose é mais evidente, o que por conseguinte faz deles os mais inclassificáveis, são igualmente aqueles onde a intensidade do singular prevalece. Pretende-se, no desenrolar deste texto: 1) Mostrar como considerar a ficcionalidade enquanto constituinte do literário tende a vinculá-la à universalidade e a ignorar a singularidade das circunstâncias; 2) Defender que, quanto mais se constitui na contigüidade linguagem-mundo (mais real, menos ficcional), mais um discurso se afirma como potência questionadora e construtiva, isto é, mais incita a pensar.
Downloads
Referências
HOFMANNSTHAL. Lettre de Lord Chandos et autres textes sur la poésie. Paris: Gallimard, 1992.
HUSSERL, Ed. Idées directrices pour une phénomélogie et une philosophie pures. Paris: P.U.F., 1993.
MARQUARD, Odo. Apologia del caso. Bolonha: Il Mulino, 1991.
NANCY, Jean-Luc. Le sens du monde. Paris: Galilée, 1993.
NIETZSCHE, F. O livro do Filósofo. Lisboa: Edições Rés, 1980.
ORTEGA & GASSET, José. Meditaciones del Quijote; ideas sobre la novela. Madrid: Espasa-Calpe, 1964.
PATOCKA, Jan. L’art et le temps. Paris: P.O.L., 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".