Metamorfose, de Paulo Leminski: entre mito e poesia
Palavras-chave:
Leminski, Metaformose, Poesia, Filosofia, Literatura.Resumo
Este estudo de Metaformose, de Paulo Leminski, pretendo estabelecer um diálogo entre registros de linguagem poética, mito-filosófica, e até mesmo psicanalítica, em correspondências bem livres e à vontade entre estas várias reformulações possíveis de um texto clássico como As metamorfoses de Ovídio. Paulo Leminski revisita as Metamorfoses, convidando-nos a um simpósio/banquete em que muitos são convidados:gregos, filósofos, poetas, ensaístas, antigos e modernos, sem querelas.
Downloads
Referências
APULEIO, Lúcio. O asno de ouro. Intr., notas e trad. Ruth Guimarães. Rio de Janeiro: Ediouro, [19--].
HESÍODO. Teogonia, a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1991.
LEMINSKI, Paulo. Metaformose, uma viagem pelo imaginário grego. São Paulo: Iluminuras, 1994.
MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
NIETZSCHE, F. Fragmentos póstumos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1996.
SILVA, Ignacio Assis. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: Unesp, 1995.
OVÍDIO. As metamorfoses. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, [19--].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".