Armadilhas, encruzilhadas e descobertas: as viagens em “A viagem”, de Arnaldo Santos
Palavras-chave:
“A viagem”, Imagem de colonizado, Nação, Arnaldo Santos.Resumo
No conto “A viagem”, de Arnaldo Santos, o africano Laurindo volta para casa depois de um dia de trabalho e encontra-se com a portuguesa Noémia, sua colega de escritório. Neste momento, ele inicia duas viagens: uma exterior, caminhando pelas ruas de Luanda, olhando para as pessoas e a cidade ao cair da noite, tentando conversar com Noémia de maneira natural. Na outra, ele olha para dentro de si mesmo, refletindo sobre sua identidade como africano, num retrato de seu próprio país, que tenta se construir como nação, após a independência de Portugal. Enquanto faz essas viagens, Laurindo se questiona sobre sua imagem de “colonizado” e sente que vai enfrentar um momento decisivo em sua vida.
Downloads
Referências
HAMILTON, Russel. Introdução. In: SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000, p. 11-36.
LARA, Alda. Rumo. In: FERREIRA, Manuel. No reino de Caliban II. Lisboa: Plátano, 1988.
LARANJEIRA, Pires. As literaturas africanas de língua portuguesa-identidade e autonomia. In: Scripta. Belo Horizonte: PUC Minas, v. 3, n. 6, 1º sem. 2000, p. 237-243.
MELO, João. Arte poética 72. In: Poemas angolanos. Luanda: UEA, 1989.
NUNES, Benedito. A viagem. In: O dorso do tigre. São Paulo: Perspectiva, 1976, p. 173-179.
ROCHA, Jofre. Geração de 50 – percurso literário e sua importância na luta de libertação de Angola. In: Scripta. Belo Horizonte: PUC Minas, v. 1, n. 1, 2º sem. 1997, p. 220-225.
SANTOS, Arnaldo. A viagem. In: O cesto de Katandu e outros contos. Luanda: UEA, 1986.
SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa. África & Brasil: letras em laços. Rio de Janeiro: Atlântica, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".