Cultura material, oralidade e simbologia. Existe uma filosofia em África?

Autores

  • Vicente Geraldo Amâncio Diniz Oliveira

Palavras-chave:

Filosofia de vida, Pincípios éticos, Mosaico cultural.

Resumo

Considerando-se o modus vivendi africano, não há dúvida de que há uma visão de mundo que poderia se configurar como “Filosofia”. A valorização, tanto da cultura material como da riqueza espiritual e princípios éticos dos diversos grupos que compõem o mosaico cultural africano, evidencia o legado de gerações passadas às novas gerações. Mesmo não havendo uma sistematização do conhecimento, haveria, pois, uma filosofia de vida em que a herança cultural recebida é continuamente reelaborada e confrontada com a dinamicidade da realidade circundante, que se mostra em contínuo vir-a-ser.



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Referências

AGUESSY, Honorat. Visões e percepções das culturas africanas. In: Introdução à cultura africana. Trad. Emanuel L. Godinho; Geminiano Cascais Franco; Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, 1977.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DAVIDSON, Basil. Os africanos: uma introdução à sua história cultural. Trad. Fernanda Maria Tome da Silva. Lisboa: Edições 70, 1969.

I. SOW, Alpha et al. Introdução à cultura africana. Trad. Emanuel L. Godinho, Geminiano Cascais Franco, Ana Mafalda Leite. Lisboa: Edições 70, 1977.

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Publicado

15-10-2003

Como Citar

OLIVEIRA, Vicente Geraldo Amâncio Diniz. Cultura material, oralidade e simbologia. Existe uma filosofia em África?. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 368–373, 2003. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12535. Acesso em: 9 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Literaturas africanas de língua portuguesa