Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança

Autores

  • Stella Maris Bortoni-Ricardo

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Métodos de alfabetização, Marcas da oralidade na escrita de alfabetizandos, Convenções ortográficas, Português brasileiro, Fenômenos em processo de variação e mudança.

Resumo

O foco deste artigo é o desenvolvimento da consciência fonológica como requisito para qualquer método de alfabetização. Argumentase em favor da inclusão de regras variáveis fonológicas, inclusive das que se interseccionam com a morfossintaxe, como elemento importante nesse processo de conscientização lingüística. Examinam-se os altos índices de analfabetismo funcional no Brasil e os resultados mais recentes do SAEB, referentes à compreensão da leitura. São analisadas, em textos de alfabetizandos, marcas de oralidade, especialmente, regras sociolingüísticas de variação e mudança produtivas no seu grupo social, bem como problemas que se podem atribuir ao caráter arbitrário de certas convenções ortográficas.

 

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Publicado

09-03-2006

Como Citar

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 201–220, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/12602. Acesso em: 9 set. 2025.