Entrar para o tribu literária: a tradução de "Meu tio o iauaretê".
Palavras-chave:
Literatura brasileira do século XX, João Guimarães Rosa, Intertexto em Guimarães Rosa, Guimarães Rosa e a Literatura hispano-americana, Idéias e Literatura.Resumo
Traduzir "Meu tio o iauaretê" para o espanhol foi o ponto d e partida des te ensaio. A experiência da trad ução revelou à a u tora a com plexa elaboração d e uma língua artificial que o autor cria para o se u narrador: ao mesmo tempo em q ue m ostra a s u a cultura mistu rada, como a sua lín gua, oculta significados na li nguagem aparentemente interjetiva e onomatopéica domestiço. A l íngua artificial mente c riada pelo autor constitui-se na representação da complexidade da existência do na rrador e as contradições ins uperáveis da s ua situação. O ensa i o analisa o processo d e criação da "língua d o iauaretê", a posição de Guimarães Rosa a respeito da cultura indíge na, a possível vinculação com Hombres de maíz de M.A. Asturias e com José María Arguedas, e a dívida e homenagem ao indianismo de Gonçalves Dias.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. (Momentos decisivos). 2. v. São Paulo: Livraria Martins, 1959.
CAMPOS, Ha roldo de. A linguagem do iauaretê. In: XISTO, Pedro et al. Guimarães Rosa em três dimensões. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, [s.d.]. (Coleção Ensaios).
CAVALCANTE PROENÇA, M. Trilhas no Grande sertão. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1958. (Os Cadernos de Cultura, 114).
GONÇALVES DIAS, Antonio. Dicionário de Língua Tupi. Chamada Língua Geral dos Indígenas do Brasil. (Tupi--Português). Rio de Janeiro: Livrari a São José, 1970.
LEMOS BARBOSA, A. Curso de Tupi antigo. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1956. LEMOS BARBOSA, A. Pequeno vocabulário Tupi-Português. Rio de Jan eiro: Livraria São José, 1967.
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Vida de Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.
NOGUEIRA GALVÃO, Walnice. O impossível retorno. In: Mitológica rosiana. São Paulo: Perspectiva, 1985. (Debates).
SCHWARZ, Roberto. Grande sertão: a fala. In: A sereia e o desconfiado. Rio d e Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
VERSIA NI, Ivana. Para a sintaxe do Grande sertão: veredas. Valores do s ubju ntivo. In: VERSIANI, Ivana; COELHO, Nelly Novaes. Guimarães Rosa (dois estudos). São Pa ulo: Ministério da Educação e Cultura, Eds. Quiron Ltda, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".