Cenas cariocas: a teatralidade dos espaços em três contos de Machado de Assis
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n46p49-62Mots-clés :
Literatura brasileira, Machado de Assis, Literatura e cidade, Representação urbana,Résumé
A cidade do Rio de Janeiro apresenta-se como uma das principais personagens machadianas. Perscrutou-lhe os bairros, os largos, as praças, as ruas, avidamente. Dedicou-lhe tantas páginas, com tão variadas feições, que a cidade multiplicou-se literariamente. Entre os muitos recursos estilísticos empregados por Machado de Assis (1839-1908) na constituição dos seus espaços narrativos, sejam eles urbanos ou não, destaca-se, sobretudo, o uso recorrente da composição cênica. Marcações e fragmentações de cena, dramaticidade textual, cortes narrativos são alguns dos elementos que corroboram a construção teatral dos espaços. Para o entendimento da teatralidade presente nesse processo compositivo, o trabalho elege três contos pertencentes ao volume Várias Histórias, publicado em 1896, como corpus de análise: “A cartomante”, “O diplomático” e “Mariana”.Téléchargements
Références
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