Ao mestre, com saudade
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n49p320-345Mots-clés :
Mestre, Formação, Autonomia, Vida, MorteRésumé
O texto se ampara em algumas obras fundamentais para pensar a educação cidadã e o papel formador de quem a ela dedica o seu trabalho, com ȇnfase na Universidade, onde essa questão é frequentemente relegada aos cursos de pedagogia, sem que seja considerada suficientemente relevante por quem lida com as outras disciplinas. Trata-se de homenagear o Mestre a partir de uma reflexão sobre esse conceito, concebendo-o como orientador, guia e exemplo, sobretudo em tempos “do contra”, quando a defesa da vida e dos direitos humanos exige um pensamento militante e uma militancia pensante. De um lado, o Mestre como presenca decisiva ao longo do convívio com seus/suas aprendizes, mas, de outro, como alguém que sabe retirar-se no momento certo, permitindo-lhes empreender o próprio vôo.
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Références
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